Coisas que você precisa saber antes de prestar OAB Publicado em 21 jan 2016

Pra quem ainda não sabe como funciona a prova da OAB, segue algumas informações importantes e que devem ser passadas antes de prestar o Exame de Ordem.

O exame da OAB – Ordem dos advogados do Brasil – tornou-se referência no âmbito jurídico e consolida-se cada vez mais como meio de averiguar se o bacharel ou concluinte do curso de direito domina conhecimentos básicos que o exercício de advocacia vai cobrar. O que vemos com o passar dos anos são provas cada vez mais difíceis e o índice de reprovação aumentando cada vez mais. Então, cada informação a respeito do exame é de suma importância para que você não caia nas estatísticas dos reprovados (ou se cair, que não desista de continuar tentando). Prestar

 

 

Quem pode prestar o exame da OAB?

Essa pergunta é ultra famosa entre os acadêmicos de direito. Existem duas repostas para essa pergunta: QUALQUER  acadêmico do curso em QUALQUER semestre pode prestar a prova da OAB, isso mesmo. No momento da inscrição não existe um fiscal do seu lado pra te impedir de  mentir na hora de preencher o formulário lá na página da FGV. Entretanto, veja que você está colocando uma informação falsa no formulário, por isso dificilmente alguém consegue validar a aprovação antecipada porque já se inscreve sabendo que não pode. A propósito, em outras palavras  você pode prestar o exame apenas por teste, entendeu? É por isso que existem casos como o de uma estudante do segundo semestre que passou nas duas fases. Mas, para que o exame seja válido, ou seja, para que você passe e tenha o direito líquido e certo de advogar, você deverá estar cursando no mínimo o nono semestre do curso de Direito.

Segue uma tabelinha básica para vocês entenderem melhor:

tabela

 

 

Quantos pontos são necessários para passar na OAB? A concorrência é grande?

Você pode até estar entre uma grande concorrência dentro do mercado de trabalho, mas na prova o único concorrente seu é você mesmo. A OAB é uma prova de habilitação para a advocacia e não um concurso público. Para passar na prova da OAB e poder postar o famoso  passei “ basta que você acerte 40 das 80 questões da primeira fase e, na segunda, que vale 10 pontos, que consiga pelo menos 6 pontos.

 

 

Como é a primeira fase da OAB?

A primeira fase é composta por 80 questões objetivas que versam acerca de 17 disciplinas obrigatórias do curso de direito.

Segue as 17 disciplinas cobradas:

1. Ética profissional; (O código de ética da OAB)
2. Direito Constitucional;
3. Direito Internacional;
4. Direito Empresarial;
5. Direito do Consumidor;
6. Direito Civil;
7. Direito Processual Civil;
8. Direito Administrativo;
9. Direito Tributário;
10. Direito do Trabalho
11. Processo do Trabalho;
12. Direito Ambiental;
13. ECA; Estatuto da criança e do adolescente
14. Direito Penal;
15. Processo Penal;
16. Direitos Humanos;
17. Filosofia do Direito

 

 

Quais disciplinas caem no exame da OAB?

Dentre as 80 questões, a matéria que predomina, no que diz respeito à quantidade de questões, é ética. Salvo engano só com ética você consegue 25% do que é necessário para ser aprovado. Geralmente são 10 ou 12 questões só de ética. O que é cobrado é o Estatuto da advocacia e o código de ética da OAB, enfim, os regulamentos da própria OAB. As disciplinas menos priorizadas no exame são: Direito Ambiental, Filosofia do direito e Estatuto da Criança e do Adolescente. No máximo caem apenas 1 ou 2 questões sobre cada disciplina dessa. Mas tem gente que reprova por causa de uma questão, então não negligencie caso possa dar uma olhadinha nelas!

tabela2

Veja a tabelinha contendo a quantidade de questões por disciplina:

cats

 

 

Como é a segunda fase da prova da OAB?

A prova da segunda fase da OAB é composta por 5 questões dissertativas, isto é, a prova é totalmente diferente da que você fará na primeira fase. Ela é toda subjetiva.
Das 5 questões, 4 são perguntas discursivas e uma é um caso prático. Só a questão da peça vale 5 pontos. Como a prova no total vale 10 pontos, as 4 demais valem cada uma exatos 1.25. Cada décimo é detalhado! A banca disponibiliza um espalho contendo tudo que você deveria falar e junto com o espelho vem a pontuação de cada termo, citação de artigo etc. Veja a imagem abaixo de um espelho de uma peça da segunda fase da OAB:

Prova OAB

Veja que eles deixam claro cada item que você deveria ter colocado na peça e quanto cada coisinha vale.

 

 

Quais disciplinas eu posso escolher na segunda fase?

Na segunda fase você escolherá apenas uma disciplina, eis as opções: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário (acompanhadas de seus correspondentes direitos processuais).
Isso significa que se você optar por civil estará optando também por processo civil. Mesma coisa se optar por penal, estará optando também por processo penal, os dois andam juntos.

 

 

A prova é com consulta?

Sim, você pode usar o Vade Mecum! Mas só na segunda fase! Para mais detalhes leia esse artigo

Qual matéria tem o maior índice de reprovação no exame de ordem?

Confira a tabela

cats (1)

cats (2)

Note que a maioria das médias é abaixo da média porque infelizmente  a maioria dos candidatos reprovam, prestar o exame de ordem não é fácil mas pode ser vencido.

Bom, é isso. Espero que os dados tenham sido válidos em sua escolha e nas informações básicas que você precisa saber do exame de ordem.

Quer dar uma conferida nas provas anteriores e ir treinando? Clique aqui

Tags:, , ,

Assine aos conteúdos

Dados desta Matéria

Este post está em

2015-2017 © Desenvolvido por ProtoWeb. Todos os Direitos Reservados.